Apresentação

A Universidade Federal do Piauí - UFPI participa do Projeto de implantação da UAB, através do Consórcio com a Universidade Estadual do Piauí - UESPI, com o curso-piloto de graduação em Administração, em parceria com o Banco do Brasil, cuja oferta de vagas ficou estipulada em 500 vagas a serem distribuídas em pelo menos 10 Pólos de Apoio Presencial distribuídos, a princípio, em 10 cidades no estado: Parnaíba, Piripiri, Esperantina, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente, Paulistana e Teresina.

            Ficou decidido que, dado a urgência de se cumprir o calendário de implantação do curso-piloto, o Consórcio utilizará a estrutura que ambas as universidades dispõem nestas cidades citadas acima.

            O Consórcio contará ainda com o apoio logístico e de recursos humanos e financeiros da Secretária Estadual de Educação, da Escola de Governo e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFPI.

            Neste contexto, a UFPI criou o Núcleo de Ensino a Distância – NUED – UFPI, em nível de Pró-reitoria, onde funcionaria o core administrativo das Instituições Consorciadas.

            Hoje tem-se o Centro de Educação a Distancia ligado a Reitoria da Universidade Federal do Piauí, onde funciona toda a parte administrativa e acadêmica dos cursos a distancia.

            A integração do curso aos pólos se dará paulatinamente através da intermediação do Centro de Educação a Distancia  da UFPI e parceiros a quem caberá celebrar os termos de parceria e compromissos com os respectivos pólos.

O curso de Licenciatura em  Química teve inicio em 2005 com vestibular para cinco polos de apoio presencial, sendo estes: Simplicio Mendes, Uruçuí, Piracuruca, Castelo do Piauí e Floriano, e em 2010 com a inserção de mais sete polos, sendo: Bom Jesus, Redenção do Gurguéia, Pio IX, Oeiras, Luzilândia, Valença do Piauí e União e estando atualmente com 12 polos.

 

 



Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI